Este blog tem por finalidade manter informado a comunidade, das atividades e eventos realizado pelo o núcleo gestor, professores e alunos que compõe a escola Manuel Davi.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Via Sacra
A escola propocionou no dia 20 de abril, aos alunos, funcionários, professores e a comunidade um momento de fé e oração pelas as rua de Anil, em seguida todos foram para igreja onde houve a liturgia, ministrada pelos professores e com o apoio do sr. João Urcezino. Este momento foi bastante gratificante para escola, pois todos os alunos do turno matutino e vespertino participaram.
terça-feira, 19 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Palestra do Conselho Tutelar
Visita das Coordenadoras da Secretaria
No dia 13 de abril a escola recebeu a visita das coordenadoras da EJA IV, Fatinha e Valdelidia. As mesmas premiaram os alunos mais frequentes do mês de fevereiro de forma a incentivar todos a participarem das aulas.
Escola Viva!!!!!!!


Alunos do 8º ano na aula de matemática da professora Patricia
terça-feira, 12 de abril de 2011
Dia da Preservação do Solo – 15 de Abril
Dia do Solo
O solo, ou terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e é sobre ele, na maioria das vezes, que construímos a nossa casa. Por isso, o solo fértil é indispensável à sobrevivência das espécies do planeta.
A composição do solo geralmente contém partículas sólidas, água e ar. A parte sólida ocupa mais ou menos 50% da quantidade de um solo: cerca de 45% representam a matéria mineral e 5%, a matéria orgânica. Os outros 50% são ocupados por mais ou menos 25% de água e 25% de ar.
Ao se fazer um corte na crosta terrestre, desde o solo até a rocha matriz, pode-se observar o que se chama de perfil do solo, no qual se podem reconhecer várias camadas ou horizontes.
O ar é importante para que as raízes possam absorver oxigênio e respirar.
O ar é importante para que as raízes possam absorver oxigênio e respirar.
Quando um solo fértil fica pobre em nutrientes, é preciso providenciar sua adubação, para que a terra fique rica e produtiva, e seja possível nela cultivar plantas e colher alimentos, além de outros produtos.
Sem água, os vegetais não se desenvolvem; assim, todo solo cultivado deve ser mantido adequadamente úmido. Mesmo o solo que possui água suficiente para fornecer às plantas, pode ficar seco em determinadas épocas, devido à grande evaporação de água e à ausência de chuvas.
Ás vezes o solo se apresenta completamente encharcado por longo tempo. Nessas condições, perde, praticamente, toda a sua capacidade natural de drenagem, ou seja, de escoamento da água; portanto, é necessária a drenagem artificial.
O solo deve ser respeitado, pois os ecossistemas existentes no planeta dependem dele para a sua sobrevivência. O ser humano também deve ter sabedoria para mantê-lo e utilizá-lo de maneira consciente.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Fábula

![]() Esopo Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo: _ Veja! Estamos ricos! Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço. Na manhã seguinte, a galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E pensou: "Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!" Matou a galinha e, por dentro, ela era igual a qualquer outra. Moral: Quem tudo quer tudo perde. | <>
>

segunda-feira, 4 de abril de 2011
De Olho nas Metas
Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras. A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas. Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar. Mal reiniciava sua viagem, vinha outro solavanco e... tudo se desarrumava de novo.Então ele começou a ficar desanimado e pensou: "jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!". Quando estava assim pensando, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás: as abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco. Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares. Assim também é a nossa vida: quando paramos demais para olhar os problemas, perdemos tempo e nos distanciamos das nossas metas. Autor desconhecido
Assinar:
Postagens (Atom)